terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Calculando comidas e bebidas para festas

Pensar em festa normalmente é sinônimo de confusão com quantidades. Quanto cada convidado come? Quanto cada pessoa bebe? E, pior, que tipo de bebida cada um vai escolher? Mas as dúvidas não terminam aqui. E se acabar a carne do churrasco? E se o vinho acabar antes do fondue? E se as compras forem exageradas e sobrar de tudo?

Para começar, o churrasco. Quando só tiver carne, compre 400g por adulto. O ideal é ter vários tipos de carne. Um exemplo é 100g de linguiça, 200g de costela de porco (com o osso) e 200g de picanha, maminha ou fraldinha. No caso de crianças com até 12 anos, calcula-se a metade. Mas, se outros pratos forem servidos além da carne, o cálculo é outro. Se tiver pão e salada, por exemplo, a quantidade de carne por pessoa cai para 200g por pessoa.
Se a comemoração for uma festa com muitos convidados, como casamentos e coquetéis, é importante levar em conta quem são os convidados. Homens comem mais que mulheres, que comem mais que crianças. Além disso, para calcular as comidinhas, considere que os canapés são mais leves que os salgadinhos e que, por isso, as pessoas tendem a comê-los em maior quantidade. São seis canapés ou cinco salgadinhos por pessoa. Mas esses números são uma média. No caso de homens, dobre a quantidade. E, se o convidado for uma criança de até 12 anos, a porção é a metade da de um adulto.

Mas o número de canapés pode ser menor, caso os aperitivos tenham ingredientes mais fortes ou pesados, como pimenta, carne vermelha ou maionese. E, se depois dos petiscos, não houver almoço ou jantar, os salgadinhos devem matar a fome das pessoas. Aí, dobre a quantidade. Se na festa você servir sanduíche de metro, considere três pedaços por convidado. E, para variar, escolha pelo menos três sabores.

Agora é hora de pensar na bebida. Para saber a quantidade necessária, leve em conta a estação do ano. No verão, as bebidas que mais saem são cerveja, água e refrigerantes. Em dias mais frios, opte pelo vinho ou uísque. Se a festa tiver crianças e idosos, o consumo de bebidas alcoólicas será menor. E lembre-se: quando as bebidas acabam, a festa também acaba! Portanto, capriche nos cálculos. Afinal, enquanto houver som e bedidas (com gelo!), as pessoas vão dançar. E beber.

Se você pretende servir vinho espumante, como champanhe ou prosecco, providencie meia garrafa por pessoa. Mas se o espumante for só para um brinde, uma taça por pessoa é suficiente.
Em uma festa com bebidas diversas, como um casamento, a quantidade de uísque é duas doses por pessoa. Ou seja, uma garrafa para cada seis convidados. É uma média, considerando que há os convidados que não tomam uísque, os que tomam um pouco e os que tomam bastante.

Água é o que menos se bebe. Dá para pensar em 200 ml por pessoa, o que equivale a um copo, aproximadamente. Mas como água não pode faltar, calcule algumas garrafas a mais. Já o refrigerante é mais consumido. Para uma festa em que há outras bebidas, são dois copos por pessoa - 400 ml. Mas se na festa for servido somente refrigerante, aí são 600 ml por pessoa.

A cerveja costuma fazer sucesso. E é uma bebida que cai bem em quase todas as ocasiões. Calcule três latinhas por pessoa, se não tiver outra opção de bebida alcoólica. Mas se você chamou amigos que, você sabe, bebem mais que isso, aumente a quantidade.

Se a escolha for por vinho, saiba que o vinho branco é mais consumido que o tinto. Uma garrafa de vinho branco serve três pessoas. E uma de tinto serve quatro. Se for apenas um coquetel, dobre a quantidade.

Chegamos aos doces. Como saber o quanto de bolo é necessário? Quando são servidos bolo e sobremesa, calcula-se 60g de bolo por convidado. Mas, se o bolo for a única sobremesa, deve-se calcular 100g por pessoa. Mas a lista dos doces é longa. E se na festa for servido sorvete? Para acompanhar frutas ou o bolo, calcule uma bola por pessoa.

Para os docinhos, são três unidades por pessoa se forem servidos depois da sobremesa. Mas se os docinhos forem a única sobremesa, são de cinco a seis por convidado. Na hora de escolher os tipos de docinhos, varie nos sabores. Mesas com doces diversos são garantia de sucesso em qualquer comemoração.

Para saber com quantos bem-casados se faz uma festa de casamento, saiba que é importante ter a lista de convidados em mãos. Há mais mulheres na lista do que homens? Se tiver, calcule quatro doces por pessoa. Mas se o número de convidados e convidadas estiver equilibrado, a quantidade cai para três bem-casados. Por quê? Mulheres sempre levam bem-casados para casa!

E boa festa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário